2ª ETAPA TROFÉU BRASIL, USP 21/08


        

Nem de dor, nem de cansaço. Frio, frio, frio. Esta cara feia além do normal é de "Ufa! acabou!" Numa temperatura de 9º, cair na água de 19º até que foi gostoso. Mesmo assim, dá pra imaginar que eu estava sentindo...
        FRIO. Com a água fria e o vento gelado só fui sentir meu corpo respondendo ao que eu fazia já no 3ºkm da corrida, um pouco tarde para reagir mas a tempo de conquistar o 5º lugar e pela primeira vez subir no pódio de uma das provas mais tradicionais do circuito nacional.
        Na tentativa de pegar uma esteira boa na natação tentei sair com o grupo da frente, o que foi um desastre total, pois a saída foi de dentro d'água e a arrancada das pessoas que tem dois braços é logicamente muito mais eficiente do que daquelas que têm um só. Muito bem Angelo, só que não adianta nada pensar nisso quando você já está debaixo de um monte de braço! Ou seja, nos primeiros 150 metros me vi tomando bordoadas de todos os lados e perdendo de vista os primeiros colocados da categoria, Só consegui encaixar numa esteira boa já lá pelos 600m. Depois foi só sentir bastante frio no pedal, mesmo fazendo força a sensação era de que os músculos não obedeciam. Esta foi a segunda vez que utilizei um monitor cardíaco durante toda a prova, e  ao pedalar reparei que meu coração estava uns 10 batimentos abaixo de sua capacidade considerada ideal, e foi assim até o final da prova.
        Com um pedal travado mas consistente saí para correr já no encalço dos meus colegas Ricardo Koike e Simon Lionel, 5º e 6º colocados àquela altura. Eu e o japa (Koike) corremos quase todo o percurso juntos, num ritmo que horas parecia que ia encaixar e horas parecia que ia travar de vez, só consegui abrir dele nos últimos 500m onde apertei o ritmo para conquistar meu 1º pódium no Troféu Brasil.
Não foi uma prova espetacular, mas juntando todos os fatores desfavoráveis, tais como: treino forte no sábado, porrada na cabeça nos 100m iniciais, excesso de prudência nas curvas (com a pista molhada tenho de redobrar a atenção pois qualquer deslize é chão, especialmente no meu caso), percurso da bike cheio de curvas, frio de não conseguir calçar o tênis (perdi preciosos segundos na T2 pois meu pé não entrava e a mão não segurava o tênis no lugar), friiiiiio! Acho que posso dizer que o saldo foi mais que positivo.
     Estou muito contente com o pódio, e muito motivado para o mundial. Vai ser uma prova disputadíssima! Muito dura e eletrizante! No dia 3 embarco pra China e no dia 9 de setembro, as 15h estarei caindo na água pra representar nosso país. Conto com a energia, torcida, vibração e oração de todos vocês!
Abraço,
até breve,

COPA BRASILFIT DE DUATHLON 2ª ETAPA - SÃO BERNARDO DO CAMPO

A preparação para a China continua, e neste fim de semana do dia 7 de agosto obtive mais uma prova de que estou no caminho certo. Pela primeira vez consegui ficar entre os 5 melhores de toda a competição.
Nunca tinha feito uma prova de duathlon, que neste caso consistiu em 5km de corrida 20km de pedal e mais 2,5km de corrida. O calor era intenso e eu me recuperava (e ainda me recupero) de uma gripe, o que tornou a prova ainda mais desafiadora e exaustiva.
Nos primeiros 5km tentei me manter junto dos 5 primeiros colocados mas o ritmo deles era muito forte para mim e logo eles se distanciaram, no pedal contei com a ajuda do Ricardo Koike pra diminuir a diferença e alcançar a 5ª posição, ultrapassando o Fábio Moreira da Silva, um velho amigo da categoria 40/44. Fizemos muita força no pedal, e ao final o Koike já tava tão quebrado que não sabia se ia conseguir completar a corrida.   Nos últimos 2,5km de corrida o Fábio veio crescendo para cima de mim e quando faltavam apenas 500m ele me ultrapassou. Ainda brinquei com ele: "Pô Fábio! Vai me tirar do pódio!" ao que ele respondeu com serenidade enquanto me ultrapassava "Faz a sua aí!". Beleza! Pensei. Não vou deixar ele escapar! (400m pro final) É só eu ficar na cola dele! Mas já sabia de experiências anteriores que ele tem uma corrida superior a minha. (300m pro final) ...
Consegui segui-lo por cerca de 200m, aí me subiu um vômito na boca, e não tive o que fazer se não reduzir a marcha, desacelerei, engoli, respirei, já me conformando com a 6ª posição, (200m pro final) foi então que um cara que assistia a prova gritou! Vai lá! Pega ele! Vai que dá! E eu fazendo sinal de negativo, que já não ia mais conseguir. (Será?) Lembrei que no pedal eu já tinha dado um sprint muito forte e sem sucesso na tentativa de pegar a roda do Rodrigo Feola (deficiente visual que passou voando a uns 47km/h junto com o Leandro seu guia que ficou em 4ºlugar) ... (100m pro final), quer saber, se é pra vomitar que seja depois da linha de chegada! Enchi o peito de ar e dei tudo, disparei num sprint desesperado, e vi os 20 metros de distancia que me separavam do Fábio se reduzindo rapidamente ao mesmo tempo em que a linha de chegada se aproximava ainda mais rápido. Passei como um raio ao lado do Fábio já faltando menos de 15 metros para a faixa de chegada, ele esboçou uma reação mas já era tarde. Atravessei a linha tão rápido que o pessoal da organização teve que gritar comigo para eu parar e entregar o chip que vinha preso ao meu tornozelo. Eu não ouvia nada, estava em êxtase, completamente esgotado e realizado. Não imaginava ser capaz de dar aquele sprint! Como fiz aquilo? ... eu tinha superado mais um  limite! O sentimento de superação me tomou naquele instante! A surpresa por ter superado minhas expectativas me me encheu de um contentamento infinito. E ao invés de vômito me vi soltando lágrimas de pura alegria.
Mais um limite superado, mais uma etapa dessa história concluída, mais um passo dado rumo a um futuro ainda mais desafiador. E pra que tanta superação? Simplesmente para chegar aqui e contar tudo pra vocês. Pra você que acredita no meu potencial, acreditar um pouco mais no seu potencial também. Permita-se surpreender consigo mesmo,supere um velho limite, descubra um novo, reconheça um atual, enfrente-o! Orgulhe-se e fique feliz por isso! Pois só assim as minhas conquistas se farão nossas, e juntos poderemos seguir pelo caminho da , excelência.

Agradecimento especial ao Koike, ao Fabio e a Roberta, que depois de uma semana exaustiva ainda teve coragem de acordar as 6h da manhã do domingo pra tirar essas fotos, fritar no sol até meio-dia e ainda achar bom.
Abraço a todos,


Aqui você pode escutar o discurso feito pelo Hilton Lopes, Roberto Menescal e Rivaldo Martins sobre o paratriathlon e depois o momento da premiação em Porto Ferreira. 

Aqui você encontra mais algumas imagens do evento, postadas pelo Roberto Menescal


E abaixo você encontra o link de uma matéria que saiu em um conceituado blog de triathlon

Boa diversão!
Grande abraço!

SELETIVA PARA MUNDIAL NA CHINA

Depois de muito treino chegou a hora de começar a dar resultado. E o primeiro tira-teima antes do mundial foi neste 31/07. Porto Ferreira, a pacata cidade da Cerâmica no interior de São Paulo está se tornando um lugar mais do que especial para mim. Foi lá que alcancei minha melhor marca em maio, e ontem superei mais uma vez o meu record pessoal. Além de garantir a posição de melhor paratriatleta brasileiro da atualidade atingi uma marca que me enche de segurança para disputar uma medalha na China no mês que vem.
Tomado por uma tranquilidade incomum, consegui ignorar o nervosismo pré-competição e a noite mal dormida para pôr em prática tudo o que vim treinando nos últimos meses. Pela primeira vez consegui encaixar tudo: natação eficiente, transições rápidas, pedal forte e corrida forte. Foi assim que colhi um tempo total de 1:01:38''. Um tempo realmente expressivo pro meio paraolímpico. Esta foi a primeira prova que reuniu oficialmente paratletas do país inteiro. Juntos, disputamos as vagas que a CBtri irá destinar a alguns felizardos que terão a oportunidade de representar o Brasil no próximo dia 9/9 em Pequin.


Agradeço demais a todos os paratletas que participaram da prova (incluindo aqui o grande mestre Rivaldo Martins ) bem como à Cbtri e à BrasilFit nas figuras do Roberto Menescal e do Hilton Lopes pela iniciativa de promover este evento. Sei que a presença de todos estes guerreiros me estimulou ainda mais a dar o meu melhor. E agradeço também a toda minha família do Piauí que uma semana antes me encheu de boas energias em especial a Fafá, pelos bejus e bolos fritos.
E você? Já deu o seu melhor hoje?
Abraço a todos, e muito obrigado pelas visitas!