PARATRI?

Algumas palavras pra facilitar o entendimento do mundo do triathlon, paratriathlon e derivados
 
PEGAR ESTEIRA:
Nadar atrás de alguém seguindo seu rastro na água, o que te faz poupar energia.

PEGAR VÁCUO:
 Ao pedalar, se posicionar atrás de outra bicicleta, ficando assim no vácuo que esta gera no ar ao se deslocar com veocidade. Um atleta que pedala no vácuo de outro atleta praticamente nem pedala, a força que ele tem que fazer para pedalar é praticamente nula se comparada com a do atleta que está com a cara no vento.

PARATRIATHLON:
Triathlon para pessoas com deficiência. atualmente é dividido em 6 categorias. E terá sua estréia nas paraolimíadas do Rio em 2016 como modalidade paraolímpica. Até lá a competição máxima da modalidade é o campeonato mundial da ITU (internatonal triathlon union) que acontece todo ano.
Mais informações em www.triathlon.org/paratriathlon

CATEGORIA TRI4:
Categoria para deficientes com qualquer tipo de deficiência em um ou mais membros superiores. Se eu me dava mal na natação por causa do sistema de classificação, por enquanto me dou bem no triathlon. Mas o sistema de classificação sempre está sujeito a alterações, por isso, é melhor eu continuar treinando forte.

ÁREA DE TRANSIÇÃO:
Área restrita aos atletas na qual os mesmos posicionam seu material (bicileta, capacete, tênis, e acessórios) de maneira quase obsessiva ou desleixada, dependendo do grau de compromisso com a prova ou consigo mesmo, e deixam tudo pronto para a hora da prova.

T1 e T2:
T1 é o tempo que o atleta leva para sair da agua, tirar a roupa de borracha touca e óculos, uma vez na área de transição, vestir e prender o capacete, pegar a bicicleta e atingir a linha de monte. T2 é o tempo que o atleta leva para, uma vez desmontado da bicileta, estacioná-la, tirar o capacete, calçar o tênis, prender o número de peito, e sair da área de transição. Uma boa transição não leva mais de um minuto.

LINHA DE MONTE:
Marca no chão que define o lugar a partir de onde o atleta pode subir em sua bicicleta ao sair da transição1 ou T1.

LINHA DE DESMONTE:
Marca no chão que define o lugar a partir de onde o atleta não pode mais estar sobre a bicicleta, ou seja, depois dessa linha ele deve carregar a bicicleta correndo, tendo início aí sua segunda transição, a T2. 

SHORT TRIATHLON:
É a prova de triathlon na metade da distância olímpica, ou seja, o Short Triathlon se constitui por 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida. Sempre nessa ordem.

ALGUMA SUGESTÃO PRO NOSSO GLOSSÁRIO?
ME PASSA PELO FACE OU E-MAIL:
angeloborim@yahoo.com.br