1ª ETAPA COPA BRASIL DE SPRINT TRIATHLON

Pense numa terra quente igualzinho a Teresina? Achei! É Cuiabá no Mato Grosso. Com uma população quase do mesmo tamanho, com um rio cortando a cidade e com um aeroporto que já dá numa avenida de acesso, não teve como eu não me sentir em casa.
Ainda bem que treinei uns dias de fevereiro em Teresina. Em Cuiabá, eu já sabia no que ia dar: TORRADA!
Finalmente consegui sair bem na natação. O que é tarefa bem difícil, delicada e um tanto kamicaze quando se tem um braço a menos, pois os primeiros 100 metros são de pura muvuca e você tem que nadar muito forte e de cabeça erguida, com todo cuidado e sorte pra não levar um murro ou perder o óculos. Mas, mais uma vez sofri com as transições. A Beta, minha insubstituível ajudante oficial, e namorada nas horas vagas, não pôde  me acompanhar e eu já estou ficando preocupado pra ver o que que eu vou fazer no mundial de setembro.
Mas ainda é abril. E acordar as 3:45 da manhã do último domingo teve um ponto positivo: estava fresco.
Cheguei no Lago do Manso (um condomínio fechado a 90k de Cuiabá) por volta de 6:30h da manhã, e o lugar é inacreditável de paradisíaco. No caminho ainda deu pra ver (pela janela do ônibus do exército que nos transportava) o sol nascer por detrás da Chapada dos Guimarães. Já estava com o dia ganho, não fosse o fato de ter uma prova bem difícil pela frente.
6 voltas de ciclismo com duas subidas em cada volta. Foi de lascar! E pra finalizar, correr forte as 9:30h da manhã, seria fácil se não fosse em Teresina ou Cuiabá. Prova puxada mas muito bonita. Me rendeu o 1º lugar da categoria de deficiente, o equivalente a 5º lugar na categoria de 25 a 29 anos e o 12º lugar no Geral de 124 atletas. Fora o belo bronzeado, que mesmo com meio tubo de protetor, foi inevitável.
E a lição de casa? ... Descontração em excesso também é prejudicial.
Trouxe de bagagem a importância de se concentrar antes da prova. De fazer toda sua rotina com tempo, paciência e tranquilidade. Isso me custou caro desta vez. Na primeira volta da bike minha garrafa de malto caiu porque eu não tinha prendido direito, e por pouco não causou um acidente. Com este incidente, logo depois de uma transição atrapalhada, acabei me desconcentrando, e só retomei o foco no final da corrida. Ainda na bike, por conta da garrafa acabei tendo de reduzir a velocidade várias vezes para pegar a água que era distribuída pelos soldados da organização. Que aliás, estão de parabéns!A organização da prova foi realizada pelo 44º batalhão do exército do Mato Grosso de forma primorosa!
De volta à tarefa de casa. Isso me remete aos tempos de escola, em que o melhor era arrumar a mochila antes de ir dormir, e eu nunca fazia isso. Você faz?
Qual o seu ritual de concentração?
Abraço,
Angelo Borim

Agradecimento especial:
Ao Edu do Spadabike e ao Luis da alldistances, por transformarem minha máquina numa bike mais segura. Em menos de uma semana conseguimos fabricar uma peça e fazer uma adaptação. Agora uso os 2 freios! Muito mais segurança e eficiência! Muito obrigado rapaziada!

2 comentários:

  1. Parabéns meu amor!
    derrepente fiquei emocionada com essa coisa toda............

    ResponderExcluir
  2. Valeu meu irmão, eu tb estive lá, moro em Belém que tb é muito quente, mas pelo menos é úmido. Realmente a prova foi muito bem organizada e as ladeiras, meu amigo, não foram fáceis pra mim, pois treinamos em terrenos planos. Um abraço, parabéns e até a próxima etapa. Edimilson teixeira 40/44

    ResponderExcluir