MANAIA O PROTETOR

Personagens de "A PRINCESA MONONOKE"

Ontem, voltando para o Hotel pela Queen St. (a principal via pra gringaiada aqui em Auckland, tipo a av. Paulista em São Paulo) passei por uma loja de artes produzidas na Nova Zelândia. O dono foi muito simpático e depois de dar uma olhada em diversos objetos inúteis, estes amuletos me chamaram atenção: 
TIKI (que acredito terem inspirado Hayao  Miyazaki num dos filmes que mais adoro: 
A Princesa Mononoke
) e MANAIA.
TIKI


Estes espíritos são duas representações da cultura MAORI que, de acordo com o dono da loja, simbolizam o ancestral e o guardião, respectivamente. 
Imediatamente me apropriei de um MANAIA, e desde então o carrego no peito. 
Só mais tarde descobri que não se compra um espírito, só se pode ganhá-lo. Num gesto simples, dei um jeito brasileiro de burlar a tradição numa licença poética de turista e fiz com que um amigo me desce o meu próprio MANAIA. Espero que cole! Conto com a compaixão de Manaia para que ele me proteja do vento na segunda! Assim poderei me manter firme sobre a bike pois o vento estará rugindo e eu estarei doido pra voar! MANAIA abençoado, me segura no chão! Que eu vou fazer muita força! 
No papelzinho explicativo que acompanhou o amuleto diz: Manaia é um guardião, um espírito protetor. É representado com a cabeça de um pássaro, o rabo de um peixe e mãos de três dedos, e consegue, por conta disso, exercer sua função protetora tanto no ar como na terra ou na água.



MANAIA

2 comentários:

  1. tenho certeza que o jeitinho brasileiro ai vai servir hsuashuahsuasha Estou precisando de uma proteção dessas. =*

    ResponderExcluir